A 21ª edição da Design Miami ocupa a cidade de Miami, nos Estados Unidos, até 7 de dezembro, paralelamente à Miami Art Week 2025. Com o tema Make. Believe (Fazer. Acreditar), a feira anual exibe mais de 80 galerias, estúdios e marcas que exploram o potencial transformador do design.
Alcova transforma hotel histórico
Em sua terceira participação na semana de arte, a plataforma Alcova instalou mais de 40 expositores no centenário Miami River Inn. Entre as atrações, um playground concebido por Patricia Urquiola e Haworth toma o gramado do pátio oval, incentivando interação do público. Pininfarina + Alpha Additive, Daiana Meligrana, Objects of Common Interest, Marco Zelli e Vincent Laine, autor da cadeira Incremental em aço inoxidável, também exibem peças no local.
Centenário da FENDI
Para celebrar 100 anos, a FENDI apresenta “Fonderia Fendi”, instalação criada pela artista argentina Conie Vallese. Inspirada na ilustração “Les Cinq Doigts d’une Main”, de Karl Lagerfeld (1994), a mostra reúne peças de bronze, cerâmica, vidro, carpete e couro produzidas em colaboração com Fonderia Battaglia, Officine Saffi Lab, CC-Tapis e Barovier & Toso.
ALPI revisita tecidos Kuba
A empresa de madeiras exibe “The Lost Cloth Object”, de Stephen Burks. O designer norte-americano traduziu padrões geométricos de tecidos do Reino Kuba, atual República Democrática do Congo, para móveis confeccionados com lâminas de madeira de veios destacados.
Delvis (Un)Limited
A galeria milanesa apresenta a série “Orvalho”, assinada pelo austríaco Laurids Gallée. Espelho, banqueta e estante em madeira cerejeira combinam grade geométrica com desenhos de vegetais, explorando resina e vidro em acabamentos que variam conforme a iluminação.
Lasvit captura instantes em vidro
A fabricante tcheca retorna com a exposição “Fragment of Time”, que reúne obras de Martin Gallo, Jana Růžičková, Alessandro Mendini e Maxim Velčovský. No centro, a instalação “Splash”, de Gallo, congela o momento em que a água entra em contato com o ar, exibida pela primeira vez nos Estados Unidos.
Bossa Furniture estreia na feira
Com a mostra “Craft as Language”, a galeria apresenta diálogo entre gerações por meio de obras do modernista brasileiro Joaquim Tenreiro e do designer contemporâneo Lucas Recchia, ressaltando materialidade e identidade.
Imagem: Giulio Ghirardi
Sten Studio valoriza flora em pedras
O estúdio mexicano lança a coleção “Lithic Bloom”. A peça modular “Florea”, o banco “Peonara” e as mesas “Folia” transformam flores e folhas em esculturas de rocha, unindo funcionalidade e conceito.
The Future Perfect
A galeria norte-americana dedica seu estande ao processo criativo de artistas como Chris Wolston, Lindsey Adelman, Olivia Cognet, Dan John Anderson e Eric Roinestad. A feira marca ainda a estreia de Yukikio Nagai e do LGS Studio, autor do espelho e aparador Neotropic.
A Design Miami 2025 permanece aberta ao público até 7 de dezembro, reforçando o otimismo e a abordagem lúdica que norteiam esta edição.
Com informações de Casa Vogue

