Em São Paulo, a residência conhecida como Casa RDS passou por uma ampla reforma conduzida pelo escritório Luiz Paulo Andrade Arquitetos, concluída em 2023. O imóvel, originalmente projetado na década de 1960 pelo arquiteto carioca Américo R. Campello para abrigar o cônsul britânico, possui área total de 1.000 m².
Na década de 1980, a construção foi adaptada para funcionar como Consulado do Reino Unido. Alterações executadas ao longo dos anos acabaram descaracterizando a proposta original. O novo projeto teve como meta recuperar a volumetria concebida por Campello, destacando os grandes balanços estruturais e ampliando os ambientes internos para atender às necessidades de uma família contemporânea.
A equipe responsável pelo trabalho foi liderada por Luiz Paulo Andrade e contou com os arquitetos Renan Bressani, Luciana Vada, Luiza Monteiro, João Vinícius Costa, Bruno Nakaya, Luis Gustavo Sendai e Guilherme Melo. As fotografias que documentam a intervenção são de Leonardo Finotti.
Classificada na categoria Residencial, a Casa RDS reafirma a relevância de manter características da arquitetura de vanguarda dos anos 1960, ao mesmo tempo em que incorpora soluções voltadas à vida familiar do século XXI.
Imagem: Internet
Com informações de ArchDaily Brasil
