O escritório NJ + Arquitetos, comandado por Nildo José, assinou o projeto de interiores de uma residência de 1.800 m² localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. A proposta foi criar ambientes amplos, integrados e banhados por luz natural, preservando a arquitetura original de concreto pigmentado e grandes panos de vidro.
Ambientes pensados para receber
Destinada a um casal sem filhos, na faixa dos 60 anos, a casa foi planejada para funcionar como refúgio de ritmo desacelerado, mas sem abrir mão da praticidade. Entre as exigências dos proprietários estavam áreas sociais elegantes, de baixa manutenção e com espaço para expor uma coleção de arte.
Living em clima de galeria
Na sala de estar, painéis revestidos com assoalho de madeira da Indusparquet servem de fundo para obras de Daniel Senise , Ascanio e Mario Cravo Neto . O mobiliário reúne criações nacionais, como a mesa de centro Grampo, de Fernando Mendes, as poltronas Vivi e Franco, de Sérgio Rodrigues, e a poltrona India, de Ricardo Van Steen. A paleta neutra com tons terrosos contrasta com a textura quente da madeira e das pedras.
Mobiliário brasileiro em destaque
A curadoria priorizou peças assinadas por designers locais. No exterior, por exemplo, foram usadas a poltrona Rio Manso, de Carlos Motta, mesa de centro de Monica Cintra, poltrona Tagli e cadeiras Ferrara, ambas da Franccino, além da mesa de jantar Granilite da Estar Móveis. À beira da piscina, espreguiçadeiras Prea, da Wooding, acompanham mesinha lateral de Monica Cintra; o paisagismo é do escritório Hanazaki Paisagismo.
Cozinha funcional
A cozinha traz armários da Kitchens com acabamento Velouté Orge e bancada em pedra Neolith Calatorao, reforçando o conceito de elegância sem ostentação e fácil manutenção.
Imagem: Denils Machado
Sustentabilidade e longevidade
Além do aproveitamento máximo da luz natural e da ventilação cruzada, o projeto recorreu a madeira certificada, pedras de alta resistência e mobiliário durável, buscando reduzir a necessidade de intervenções futuras.
Com soluções que privilegiam o design nacional e a integração entre interior e paisagem, a residência pretende oferecer aos moradores um ambiente acolhedor, atemporal e propício para receber amigos e familiares.
Com informações de revistacasaejardim.globo.com

