Rio de Janeiro – Uma residência de 600 m² concebida pelo arquiteto baiano José Zanine Caldas, no alto de um morro em Laranjeiras, passou por ampla atualização para atender às necessidades da artista visual Raquel Saliba e de sua família.
Quem vive na casa
O imóvel é habitado, desde 2017, por Raquel Saliba, seu marido, o engenheiro metalurgista e empresário Stephan Weber, e o filho do casal, o roteirista e diretor de cinema Thassilo Weber. Os cães Fabian, da raça Australian Cattle Dog, e Milos, um Rhodesian Ridgeback, completam o cenário.
Origem do imóvel
A propriedade, construída nos anos 1980, foi comprada pelos pais alemães de Stephan, que adquiriram também a área de floresta de 10 mil m² no entorno. O projeto original de Zanine Caldas destaca madeiras aparentes, grandes aberturas envidraçadas e uma varanda voltada para o mar e para o Pão de Açúcar.
Renovações e adaptações
A cozinha, ponto central da casa no térreo, foi restaurada pela arquiteta Elizabeth Santucci com atenção às soluções de Zanine. Já o arquiteto Carlos Boeschenstein assumiu a intervenção mais recente, criando um ateliê de 80 m² para Raquel, uma sala de ginástica e um novo projeto de iluminação que valoriza tanto a estrutura de madeira quanto as esculturas da moradora.
Distribuição interna
No lado direito ficam quatro dormitórios — a suíte principal ocupa o segundo andar. À esquerda, um living de pé-direito alto se abre para a varanda. A biblioteca, com vista para a piscina, exibe desenho feito por Thassilo aos seis anos. A sala de jantar, orientada para a mata, ganhou visão direta do ateliê recém-construído.
Acervo e decoração
O mobiliário mescla peças mineiras, antiguidades alemãs vindas do antiquário de um tio de Stephan e itens de design moderno brasileiro garimpados em São Paulo. Entre as obras de arte, há gravuras de Salvador Dalí e Andy Warhol, além das próprias esculturas em cerâmica e bronze de Raquel, inspiradas em referências de povos originários, Egito e Ásia.
Imagem: Filippo Bamberghi
Vida cotidiana
Reuniões frequentes recebem arquitetos, artistas, galeristas e curadores. Na culinária familiar, Thassilo prepara pratos asiáticos e italianos, Stephan é responsável pelo churrasco e Raquel cozinha receitas árabes herdadas de sua ascendência libanesa ou um tradicional bacalhau. Tucanos, macacos e gambás costumam aparecer na área externa, reforçando o clima de refúgio em meio à vegetação.
Segundo Raquel, a convivência com amigos, animais domésticos e a fauna local dá sentido à moradia, que agora integra espaço de criação artística e lazer sem alterar a essência do projeto assinado por Zanine Caldas.
Com informações de Casa Vogue

